quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

APÓS UM ANO DE GESTÃO GARIS DE NORDESTINA, CONTINUAM TRABALHANDO SEM EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO OBRIGATÓRIOS.

                      Resultado de imagem para foto de garis sem uniforme


Os garis de Nordestina trabalham na coleta de lixo ficam expostos a riscos. Os garis trabalham sem equipamentos de proteção individual (EPIs). Os garis recolhem o lixo sem protetor solar. Usam uniformes velhos da gestão passada, nem calçados adequados. A Prefeitura não toma nenhuma providencia para comprar os itens necessários.
Garis denunciam que são obrigados a comprar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para poder trabalhar com segurança, em Nordestina. Segundo os servidores, itens como botas, chapéus e até mesmo protetor solar são comprados pelos próprios garis.
Alguns funcionários vão para as ruas usando bota e chapéu de palha. Mesmo assim, eles ficam expostos a riscos como queimaduras e lesões com objetos cortantes.
Perguntado sobre a ausência dos equipamentos obrigatórios de proteção, um gari respondeu: "A Prefeitura não informa nada para nós se está comprando ou não, tem um ano e um mês da nova gestão e não recebemos nenhum uniforme, estamos usando o uniforme velho que recebemos em 2013, da gestão passada”.
"Protetor solar já tem uns quatro ou cinco anos que não tem. Fica só na promessa e é lei. Deveriam estar dando. Único equipamento que nós recebemos é as luvas", diz um gari que não quis se identificar.
Os uniformes de alguns deles também apresentam rasgados que foram costurados por várias vezes. Diante da falta, a única alternativa é tirar do próprio bolso para garantir segurança.
'Pegamos o lixo da cidade e somos tratados como lixo', diz gari em Nordestina.
De acordo com a segurança do trabalho, nessas condições os trabalhadores ficam expostos a uma série de riscos. "São matérias orgânicas, às vezes em decomposição, que criam alguns microrganismos. Durante esse manuseio, ele pode ter necessidade de coçar o olho ou a boca. Ou então ele vai transferir aquele material do lixo para seu corpo. Por isso a necessidade do uso dos EPIs", explicou.
Pela legislação que regula o setor, durante o trabalho, os garis devem usar luvas, botinas, máscaras, óculos, bonés, protetores de ouvido e protetor solar fator 60.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.