Um projeto de lei do deputado estadual Bobô (PCdoB), aprovado no final do ano passado, criou na Bahia o ‘Julho Amarelo’, uma iniciativa que pretende dedicar todo o mês de julho à conscientização e ao combate às hepatites virais no estado. Segundo o deputado comunista, a intenção é tornar o poder público e a sociedade “mais atentos a essas doenças silenciosas e muito pouco debatidas”.
As hepatites virais são doenças infecciosas sistêmicas que afetam o fígado, consideradas umas das maiores preocupações da saúde pública, principalmente na Bahia. “Estaremos atuando junto órgãos públicos e instituições para colaborar com uma maior divulgação do problema e o envolvimento de todos através de campanhas educativas e ações práticas”, explica Bobô.
A ideia é mobilizar a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e as secretarias de saúde dos municípios, além de entidades que trabalham o tema, para promover ações concretas de prevenção. A escolha do mês de julho se deu porque o dia 28 de julho já era definido como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.