A Bahia não compõe lista de estudo do Ipea; Levantamento indica causaspontuais para deterioração acelerada
Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que a previdências do Distrito Federal e de 22 dos 26 estados brasileiros operam no vermelho. Conforme a pesquisa, em apenas seis anos – entre 2009 e 2015, último dado disponível –, o rombo passou de R$ 49 bilhões para R$ 77 bilhões, em valores atualizados pela inflação. A Bahia não compõe lista de estudo do Ipea.
A parcela da receita comprometida com a Previdência, na média, subiu de 9,5% para 13,2%. Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul já gastam mais de 20% com o fundo. Ainda de acordo com o levantamento, alguns fatores levaram à deterioração acelerada.
O primeiro deles até contraria outros estudos: o número de funcionários na ativa em queda. A quantidade de inativos cresceu 25% entre 2009 e 2015. Há estados em que o ritmo foi frenético. O terceiro fator foi pontual, mas nefasto: houve reajustes generalizados nos salários dos servidores, que foram repassados, em sua maioria, integralmente para os aposentados.
Com informações do Jornal Estado de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.