Passada a eleição deste ano, o Comitê Estadual do PCdoB inicia o processo de balanço e interpretação dos resultados das urnas. Na avaliação da direção estadual, a eleição de 2018 representou uma vitória histórica para o partido, com a conquista de uma votação que garantiu a reeleição da bancada na Câmara Federal e o aumento de duas novas cadeiras na Assembleia Legislativo do Estado (AL-BA).
O PCdoB teve votação em 416 dos 417 municípios baianos, seja nas candidaturas a federal ou a estadual. O único município em que o partido não registrou votos foi Feira da Mata, no Vale do São Francisco.
Entre os 33 partidos que disputaram as eleições em 2018, o PCdoB ocupa a 5ª colocação entre os partidos mais bem votado para a disputa à Assembleia. Em Salvador, a votação garante ao partido o 3º lugar nessa categoria, atrás apenas do PT – partido do governador – e do DEM – partido do prefeito.
Para a Câmara Federal, o PCdoB ficou na 8ª colocação. Em Salvador, o partido fica em 7º lugar, com uma votação 11% maior do que no último pleito, em 2014, para o parlamento federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.